Saiba onde e quando ocorreu a primeira transmissão de rádio no Brasil, É como foi feita a transmissão das ondas sonoras!

 Por volta de 7 de Setembro de 1992, o dia de proclamação da república é uma data festiva na época, ocorreu a primeira transmissão de rádio brasileira feita por Epitácio Pessoa. As ondas sonoras foram transmitidas por um transmissor de 500 watts, onde foi instalado no alto do Corcovado no Rio de Janeiro, no qual se localiza atualmente a estátua do Cristo Redentor.

 Fonte Imagem: O Estado Do RJ

 Com essa transmissão oferecida por um empresa norte-americana chamada WestingHouse, foram espalhados em torno de 80 pontos transmissores pelos quatro cantos do Rio de Janeiro, porque na época não havia rádios no Brasil para receberem o sinal, entre as músicas que foram trocadas são músicas clássicas, MPB e conserto de óperas ao vivo. Em quanto ao sinal de transmissão foi um pouco baixo e com poucos efeitos sonoros por conta de transmissores de pouca capacidade.

 Tudo isso ocorreu graças a uma pessoa chamada Edgar Roquette Pinto, que é um renomado cientista que depois foi contemplado com o pai da Rádio fusão brasileira anos depois da primeira transmissão.

YOUR REACTION?

Facebook Conversations