A NASA todos os dias são descobertos novos exoplanetas a cada dia, porém o que é um exoplaneta é porque isso é tão importante em termos astronômicos?

 A busca de exoplanetas tem sido um dos projetos mais prioritários da NASA (Agência de exploração Intergaláctica Americana), o estudo da descoberta de novos planetas no sistema solar,  tornam o descobrimento de vida de fora do nosso planeta, cada vez mais próxima.

O que é um exoplaneta?

 Os exoplanetas são planetas que orbitam estrelas que não são o sol, portanto elas podem estar em outro sistema solares por todas galáxias. 

 Os estudos buscam planetas semelhantes à Terra no qual podem abrigar vida microbiana ou inteligente, como nós conhecemos. Após a detecção de um exoplaneta possivelmente habitável, cientista analisa a possibilidade de conter água em estado líquido, tipo de superfície entre um vasto número de fatores diferentes.

Quantos exoplanetas já descobrimos?

 De acordo com dados da NASA em maio de 2017, o telescópio Kepler já descobri em torno de 1.284 planetas fora do nosso sistema solar.

 Nesses mais de 1.284 exoplanetas já foram encontrados 550 semelhantes a terra, com composições rochosas, porém, 9 exoplanetas orbitam na zona habitável de suas estrelas. Uma boa distância favorável para possuir água líquida e possui vida à base de carbono como nós conhecemos.

 A metodologia utilizada para declarar um planeta com um exoplaneta, é utilizado um estudo minucioso que garante a eficácia de 99% de acerto.

 

 Quase todas as descobertas, foram provindas de um telescópio chamado Kepler, que foi lançado em 2009 com o objetivo de encontrar planetas potencialmente habitáveis, com dados provindo de planetas que passam em frente à sua estrela. Dos quase 5 mil planetas encontrados, 2.325 foram confirmados pelo Kepler.

 Desde seu lançamento o Kepler tem batido recordes, explorando o maior número de planetas e estrelas por toda a galáxia, logo em 2018 será substituído por um novo satélite mais avançado chamado Exoplanet Pool também desenvolvido pela NASA.

YOUR REACTION?