Cientistas renomados de uma universidade, sugere que o deserto do Saara se desertificou por ações humanas do passado

 Se falamos em deserto logo vem à sua mente local cheio de areia sem vida e sem nada, mas antigamente de acordo com estudos de diversos arqueólogos da Universidade Nacional de Seul, que fica na Coreia do Sul. Sugeriam que lá era um local Verde cheio de vida e que esse desertificou por ações humanas dos nossos antepassados.

Mas como? se não existia indústrias ou veículos para poluir o meio ambiente!

 De acordo com o arqueólogo David Wright, o causador dessa transformação foi a agricultura, que por volta de 8.000 anos atrás, os povos domesticaram diversos tipos de animais em enormes quantidades, a partir dai  o seu rebanho vem crescendo cada vez mais, assim, afetando a área de vegetação do Saara drasticamente, fazendo a chuva cessar durante 6.000 anos trazendo assim um processo de desertificação.

  Estiagem de chuva ocorreu por não possuir muitas árvores no local, assim, não produzindo compostos no ar que provocam chuvas. Contudo povos que viram que as terras não poderia mais para cultivar frutos nem para criação de animais, resolveram se migrar para cidades próximas como Egito e Suméria, assim, criando as civilizações como nós conhecemos hoje.

 

 Fonte Imagens: Meio Ambiente 

YOUR REACTION?

Facebook Conversations